Do portal Forças Terrestres
Comunidades indígenas de São Gabriel da Cachoeira, no extremo noroeste do Amazonas, denunciaram a presença de homens armados vindos da Colômbia em território brasileiro. Segundo os relatos, o grupo estaria intimidando moradores, restringindo o acesso às plantações e provocando o deslocamento de famílias para áreas consideradas mais seguras.
As denúncias partiram da Coordenadoria das Organizações Indígenas do Tiquié, Uaupés e Afluentes, vinculada à Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn). Em ofício encaminhado às autoridades em 17 de agosto, a entidade pediu providências urgentes diante dos avistamentos e das ameaças nas proximidades das comunidades e dos roçados.
Lideranças locais estimam que o grupo possa reunir cerca de 2 mil homens. O número, entretanto, ainda não foi confirmado de forma independente pelas autoridades brasileiras. Também não há, até o momento, identificação oficial da organização armada à qual os estrangeiros pertenceriam.
De acordo com o documento enviado às autoridades, os homens armados estariam procurando comunidades para comprar ou trocar alimentos. Moradores que tentaram chegar aos roçados teriam sido abordados, ameaçados com armas de fogo e impedidos de circular livremente pelo território.
A situação compromete diretamente a segurança alimentar das comunidades, que dependem da agricultura de subsistência. Sem acesso às plantações, as famílias ficam impossibilitadas de colher mandioca, frutas e outros produtos essenciais para sua alimentação.
Os relatos indicam que os avistamentos se tornaram frequentes a partir de 15 de agosto. Entre as localidades afetadas estariam Rio Castanho, Cachoeira Comprida, Cunurí, São Filipe e Morro de Beija-Flor. Moradores das duas últimas comunidades teriam deixado suas casas em direção ao distrito de Pari Cachoeira.
Indígenas também informaram que os homens armados teriam ordenado o desligamento de equipamentos de comunicação, incluindo terminais de internet por satélite. A interrupção dos contatos aumentou a preocupação com comunidades isoladas, das quais as organizações locais deixaram de receber informações.
Um dos episódios mais graves denunciados envolve uma liderança da comunidade Cunurí, no Baixo Uaupés. Segundo o relato encaminhado às autoridades, o indígena teria sido levado pelo grupo armado e obrigado a servir como guia durante o deslocamento até a comunidade Rio Castanho.
A liderança retornou depois de cinco dias. Ao chegar, teria afirmado aos demais moradores que os estrangeiros não representavam perigo. A mudança de postura, porém, despertou receios de que ele pudesse ter sofrido ameaças ou estivesse evitando falar por medo de represálias.
Também existem informações sobre o desaparecimento de embarcações utilizadas pelas comunidades. Esses relatos ainda deverão ser verificados durante as investigações.

Ministério Público Federal pede ajuda às Forças Armadas
O Ministério Público Federal no Amazonas abriu um inquérito civil para apurar as denúncias. Em 19 de agosto, o órgão encaminhou uma recomendação urgente aos comandos do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira, além da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas.
O MPF solicitou reforço do patrulhamento, fiscalização da faixa de fronteira e proteção das comunidades atingidas. Os órgãos receberam prazo de 48 horas para informar as providências adotadas. Parte das diligências permanece sob sigilo para não comprometer as investigações e eventuais operações na região.
As organizações indígenas também pediram o envio de tropas especializadas em operações na selva para as calhas dos rios Tiquié e Baixo Uaupés, além da instalação de um ponto permanente de fiscalização. Outra reivindicação é a atuação coordenada das Forças Armadas, da Polícia Federal e do MPF na apuração das violações da fronteira e dos direitos das comunidades.
Monitoramento do Exército
O Exército Brasileiro informou que acompanha a situação e mantém atenção especial a relatos envolvendo estrangeiros ou grupos capazes de ameaçar moradores da faixa de fronteira.
O 6º Pelotão Especial de Fronteira, sediado em Pari Cachoeira, realiza missões de reconhecimento e vigilância na área sob sua responsabilidade. A força também afirmou manter contato com outros órgãos federais envolvidos na segurança e na fiscalização da fronteira. Até a publicação da denúncia, Marinha e Força Aérea não haviam detalhado publicamente eventuais medidas adicionais.
A suspeita levantada por lideranças locais é de que os homens possam estar se deslocando para o Brasil diante da intensificação das operações contra grupos armados na Colômbia. O governo colombiano anunciou uma política de maior pressão militar sobre dissidências das antigas Farc, o ELN e outras organizações envolvidas com narcotráfico, sequestros e extorsões.
Não há confirmação, contudo, de que os homens avistados no Amazonas pertençam a uma dessas facções. A dimensão do grupo, sua localização exata e sua eventual ligação com organizações criminosas brasileiras continuam sob investigação. Enquanto as autoridades apuram os relatos, as comunidades indígenas cobram uma presença permanente do Estado, temendo que uma resposta temporária apenas desloque os homens armados para outras áreas da extensa fronteira amazônica.

